29 de mar. de 2011

Firefox 4 vs. Internet Explorer 9



Detalhe que o infográfico tá hospedado em um servidor da Mozilla

O @viniciuskmax mandou esse link aqui, comparando o quão moderno (atual) é o Internet Explorer em comparação com o também recém-lançado Firefox 4.

Bem, foda-se. Em casa eu to usando o Chrome, na maior parte do tempo, mas não pq eu PREFIRA ele tecnicamente, mas só pq ele rolava melhor no meu outro PC que era uma carroça. Ai quando dei o UPGRADE (aliás, um belo salto qualitativo, fui de AMD Sempron pra Pentium i7 direto), continuei usando o Chrome. Mas tenho tanto o IE9 quanto o Firefox 4 instalado aqui.

A minha impressão é de que o Firefox é realmente mais rápido, mais leve, e se integra muito melhor a um ambiente web mais ARROJADO, com todas as traquitanas de HTML5, geolocalização, CSS3 e etc.

A partir do que eu li por ai, parece que o IE9 tá é correndo atrás do prejuízo de compatibilidade acumulado dos últimos anos. A Microsoft continua líder (até pq a grande maioria dos PCs ainda é Windows e já vem com ele da loja, o que já dá uma larga vantagem para a empresa logo de cara), mas perdeu muito espaço para a concorrência nos últimos 5 ou 6 anos.

Eu acho é bom que a Mozilla, a Microsoft e a Google se digladiem até a morte. Só quem sai ganhando é a gente, e principalmente a comunidade de programadores, que pode ir aos poucos impondo uma pauta própria de mudanças de linguagens e procedimentos e etc.

Nenhum comentário:

Google+